Sobre o CEPPS
Cursos
Artigos
O que oferecemos
Contato

VII Pós-Graduação Especialização em Psicooncologia: O Atendimento a Pacientes com Câncer e Terminais |Turma Mensal - 16/09/2017

O CEPPS é registrado no Conselho Regional de Psicologia sob no. CRPSP-2380/J desde 2001.

* O curso de Pós-Graduação Nível Especialização está fundamentado na Resolução CNE/CES 238/2009 do MEC e atende às normas em relação à carga horária mínima e quantidade de docentes doutores.

* O Curso de Pós-Graduação Nível Aperfeiçoamento (180 horas de carga horária) constitui uma categoria especial de formação de Pós-Graduação e visa o aprimoramento de conhecimentos teóricos e técnicas em áreas específicas do saber. Este certificado é destinado aos alunos que desejarem cumprir apenas as aulas teóricas.

* O CEPPS oferece as duas modalidades para esse curso.

Reflexões...

"Devemos buscar no universo subjetivo, na intimidade de cada um, as respostas; não no mundo concreto e objetivo dos fatos e acontecimentos"(Ballone e Cols, 2007). .

"As pessoas adoecem devido à maneira desarmônica de se relacionar com o mundo"(Ballone e Cols, 2007). .

Os pacientes somatizadores dificilmente relatam de forma espontânea todos os seus sintomas, principalmente os da esfera afetiva (Botega, 2006).

Geralmente são pacientes habituados a freqüentar médicos, utilizam os sintomas somáticos como um meio de comunicação e nenhuma doença grave é encontrada para explicar as queixas apresentadas pelos pacientes (Botega, 2006)..

Vários estudos demonstram o aparecimento do câncer após terem vivenciado situações de perdas e lutos. Filho (2002) considera quatro autores clássicos que apontam essa questão: LeShan (1986); Greene (1966); Schmale (1966) e Kissen (1986).

Greene (1954) observou o surgimento da doença, após situações de perdas ou de separações, trazendo como conseqüências sentimentos de tristeza, desespero, ansiedade e desesperança.

O câncer é a segunda causa de morte nos Estados Unidos e está entre as três primeiras no Brasil.
A cada ano, 8 milhões de pessoas em todo o planeta recebem o diagnóstico de câncer.
De forma geral, uma em cada três mulheres e um em cada dois homens tem, teve ou terá câncer.
Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de sobrevivência (Fonte: www.inca.gov.br).


Apresentação
* A Oncologia oferece diversificações e um vasto campo para o trabalho do psicólogo e, como uma área especializada dentro da Psicologia Hospitalar, também possui especificações e técnicas próprias de atendimento.

* A Psicooncologia estuda os aspectos emocionais ligados ao surgimento do câncer. Nesta área de atuação, o psicólogo está presente juntamente com outros profissionais na convivência com o estigma câncer, elevando a importância dos aspectos psicossociais, integrando a doença e o doente na totalidade do ser, como uma unidade: mente, corpo e sentimento.


Objetivos
•   Fornecer fundamentação teórica e prática da Oncologia e Psicooncologia
•   Propiciar conhecimentos teórico e práticos através da apresentação e discussão de casos,  sobre o vasto campo de atuação do psicólogo assim como dos demais profissionais que atuam na  área   da Saúde, enfocando seu papel na tarefa de mediador e agente facilitador  na relação médico-paciente-família.
•   Promover condições para reflexão e compreensão dos processos individuais  do   profissional  na sua  interação  com  o  grupo e  com a  Instituição.
•  Fundamentar, através de referenciais conceituais e práticos, a atuação do profissional da saúde no contexto clínico, hospitalar bem como outro setores da área da saúde.
•  Propiciar aos alunos, através de debates e discussões a partir de suas próprias vivências durante o curso, uma visão da atuação do profissional da saúde na Instituição Hospitalar, refletindo sobre o relacionamento entre os diferentes profissionais.


Público Alvo
* Psicólogos e 5o. anistas de Psicologia.

Conteúdo Programático:
Módulo I 

  • A Atuação do Psicólogo na Área Clínica, Hospitalar e da Saúde numa Abordagem Psicossomática
  • A Psicologia na Atenção Primária À Saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde na Família (ESF) 
  • Noções Básicas de Oncologia e Psicooncologia
  • O trabalho em equipe na Oncologia
  • A atuação do Psicólogo na Oncologia - Crianças e Adolescentes
  • A atuação do Psicólogo na Oncologia - Adultos
  • Avaliação e Intervenção com a família do paciente com câncer
  • Tipos de tratamento do câncer: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia.
  • A Atuação do psicólogo na Unidade de Terapia Intensiva | ICESP
  • ICESP | Projetos de  Atendimento ao Paciente com Câncer
  • Pronto Socorro | ICESP 
  • Geriatria e Gerontologia | Cuidando do Cuidador
  • Psicooncologia e Cuidados Paliativos
  • Morte materna e fetal | Processo de luto em óbito fetal
  • Atendimento Psicológico Domiciliar | Home Care
  • Tanatologia: Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia | Ética e Bioética
  • Internação Onco-cirúrgica - ICESP: Pré, Intra e Pós-operatório
  • Doenças Crônicas | Dor Crônica | Compreendendo a Dor
  • Como falar de morte com a criança | Luto infantil | Biblioterapia
  • Psicofármacos: tipos, classificação, mecanismos de ação, interação e efeitos colaterais
 

Módulo II - (Opcional)
Conteúdo Teórico e Prático

Dia da aula: um final de semana por mês - sábado e comingo, das 09:00 às 18:00)
Duração: 8 meses

Disciplinas:
Metodologia Científica
Orientação de Monografia 
Didática em Ensino Superior 
Estágio hospitalar e supervisão - Hospital Jardins 
Estágio hospitalar e supervisão - Hospital São Carlos 

Locais do Estágio:
Hospital e Maternidade Jardins - Pinheiros
R. Artur de Azevedo, 1659 
Pinheiros - SP 
Como chegar?

Hospital e Maternidade  São Carlos (antigo Vila Matilde) 
Rua Joaquim Marra, 138 - Vila Matilde,  São Paulo - SP
(em frente à estação de metrô Vila Matilde)
CEP-03514-000 
(11) 2652-2000 

Corpo Docente 
(por ordem alfabética)

* Doutores

Profa. Dra. Adriana Aparecida Fregonese - CRP-06/65230
Psicóloga pela Unesp (2001). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2006). Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2014). Atualmente é psicóloga - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenadora do Setor de Especialidades em Psicologia do Serviço de Psicologia da Santa Casa de SP. Professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Supervisora e orientadora dos cursos de Especialização em Psicologia Hospitalar da FCMSCSP, Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde da FCMSCSP e Neuropsicologia da FCMSCSP. Membro da Comissão de Mortalidade Materna e Fetal e da Comissão de Imunologia da Santa Casa de São Paulo. Membro da Diretoria Estadual (São Paulo) da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO). Professora Assistente do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Prof. Dr. Alfredo Simonetti CRM-98179 - CRP/SP:22197-3
Médico psiquiatra, adulto e infantil, psicanalista e Psicólogo Clinico. 

Médico colaborador do AMBAN ( Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da FMUSP.  Professor convidado do COGEAE-PUC-SP para cursos na aréa de saúde (psicopatologia e psicofarmacologia ). Professor de farmacologia geral, psicofarmacologia e psicopatologia do NEPPHO-SP. Pesquisador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental (PUC-SP). Parecerista do premio de melhor TCC do curso de psicologia daPUC-SP. Supervisor da Clínica de Psicologia da ABRAPE-SP. Coordenador do site de informaçoes & orientaçoes em saúde mental www.mapadamente.com.br Autor do livro Manual da Psicologia Hospitalar - o Mapa da Doença - Editora: Casa do Psicólogo, 6ª Ed.

Profa. Dra. Lucélia Elizabeth Paiva - CRP 06/16.410
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP (2008), com a tese A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores - publicada pela Editora Ideias e Letras sob o título A arte de falar da morte para crianças (2011) recomendado pela Revista Construir Notícias nº 63 e relançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 

Mestre em Ciências (Área de concentração: Oncologia), pela Fundação Antônio Prudente - Hospital A. C. Camargo (2000), com a dissertação Atitudes de médicos na relação com pacientes com câncer avançado e em fase terminal em um Hospital Geral e em um Hospital de Especialidade.
Psicóloga com atuação clínica, hospitalar e educacional com experiência em intervenções psicológicas em situações de crise, emergências e desastres, reabilitação, envelhecimento, morte, perdas, luto e mediação de conflitos.
Ampla experiência na área da Psicologia Hospitalar, com atuação em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Hematologia e Transplante de Medula Óssea, Pronto Socorro e Unidades de Terapia Intensiva do Instituto Central do Hospital das Clínicas/FMUSP (de 1985 a 1999) 
Participa da equipe de Psicologia que atende às demandas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 
Docente e supervisora em cursos de graduação em Psicologia, Enfermagem, Tecnologia em Radiologia Médica e Medicina, além de ministrar aulas em cursos de Pós-Graduação e Extensão.

* Mestres

Profa. Ms. Alaide D Cantone – CRP-06/45995-9 


Profa. Ms. Flavia Fusco Barbour - CRP-06/62028
Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp
Especialista em Psicologia em Unidade Básica de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Chefe do Setor de Psicologia na Atenção Primária em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Coordenadora Técnica da Pós-Graduação em Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP 


Profa. Ms. Heloísa Helena de Araújo Campos – CRP-06/21669-5 
Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos/SP. Psicóloga Clínica e Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar. Membro pesquisadora da Organização Mundial da Saúde – OMS.

* Especialistas

Profa. Camila Campos Rodriguez Rey - Crefito 3/77767-F 
Fisioterapeuta. Mestranda em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva – SOBRATI. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração – HCFMUSP. Coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva - SOBRATI

Profa. Edna Dias Pontes – CRP-36355 
Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade São Francisco (1990), graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1991) e aperfeicoamento em Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Santo Amaro (2006) . Atualmente é CLT da Anhanguera Educacional SA, Professor Tutor da Anhanguera Educacional SA e Psicólogo (autônomo) da Clínica de Psicologia (Particular). Psicóloga do Grendacc - Grupo em Defesa da Criança com Câncer, de 2000 a 2010.

Profa. Ms. Heloísa Helena de Araújo Campos – CRP-06/21669-5 
Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos/SP. Psicóloga Clínica e Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar. Membro pesquisadora da Organização Mundial da Saúde – OMS. 

Prof. Lorgio Henrique Diaz Rodriguez - CRP-06/73407
Psicólogo. Especialista em Psicologia Hospitalar (2006) e em Psicooncologia (2007) pelo Nêmeton. Coordenador do Serviço de Psicologia do ICESP Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Profa. Regina Célia Rocha - CRP-06/51674 
Graduação em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista 1996; Especialista em Psicologia Hospitalar - Hospital Brigadeiro / Nemêton 1997; Especialista em ATAA (Atividade Terapêutica Assistida por Animais) UNISA 2007; Especialista em Psico-oncologia pela SBPO 2010; Mestre pela PUC-SP (2015); Psicóloga de referência da Hematologia/Grupo da Dor / ATAA do ICESP.

Profa. Stela Duarte Pinto – CRP-06/89039 
Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos; Especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Psicóloga de referência da Enfermaria onco-cirúrgica do ICESP.

Coordenação Geral 
Profa Ms. Alaide Degani de Cantone - CRP 06/45995-9 
Mestre em Psicologia – Universidade São Marcos. Psicóloga clínica, hospitalar e psicossomática. Pós-Graduada em Psicologia e Saúde-Psicologia Hospitalar PUCSP. 

Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Psicóloga Integrante da Equipe Interdisciplinar do Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (1996/2001). Coordenadora do Grupo de Reflexão com a Equipe de Psicologia da Divisão de Saúde Mental do Hospital Pérola Byington (1998). 
Autora do Projeto para a 3ª Idade "Vivendo os Anos Dourados - Grupos Terapêuticos", no CEMIPI, Centro de Saúde Pinheiros (1999)
Coordenadora de Grupos Terapêuticos com Adolescentes, Adolescentes Grávidas, Mães e Pais Adolescentes e Família, na Casa do Adolescente, no Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente do Estado de São Paulo (1996/2001). 
Responsável pela implantação do Projeto de Humanização Hospitalar e do Serviço de Psicologia e Saúde no Hospital São Caetano (agosto de 2002 a agosto de 2005). 
Fundadora e Coordenadora do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Co-autora do livro Contribuições à Psicologia Hospitalar: Desafios e Paradigmas, Editora Vetor, 2008, SP. Colunista da Redepsi. 
Colunista da Revista TMD News com temas relacionados à Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Adolescência, Relações Intra-Familiares, dentre outros temas relevantes da área da Saúde.

Venha fazer parte desta turma!



CERTIFICADO

* Os alunos que cumprirem o Módulo I obterão o Certificado de Pós-Graduação Nível Aperfeiçoamento em Psicooncologia, com carga horária de 180 horas, emitido pelo CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, registrado no CRP Conselho Regional de Psicologia de São Paulo sob no. CRP SP 2380/J, na 1082a Reunião Plenária de 05/10/01.


* O Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu Nível Especialização em Psicooncologia será fornecido aos alunos que cumprirem o programa teórico e prático (Módulos I e II), perfazendo o total de 360 horas, bem como cumprirem os critérios de avaliação do CEPPS.

INFORMAÇÕES GERAIS
Módulo I
Início: 16/09/17 

Dia da aula: sábado (um por mês)

Horário: das 09:00 às 18:00
Carga horária: 180hs 
Número de vagas: 15
Duração do curso: 16 meses

Módulo II - (Opcional)
Dia da aula: um final de semana por mês (sábado e domingo)
Horário: das 09:00 às 18:00
Estágio: 8 sábados (um por mês, das 09:00 às 18:00)
Carga horária: 180 hs 
Número de vagas: 15
Duração do curso: 8 meses

Investimento - Módulo I
Opção 1 (   ) 16 parcelas de R$520,00 – uma na data do curso, em cheque ou dinheiro, + 15 parcelas pagas através de boleto bancário enviado mensalmente.
Opção 2 (  ) 18 parcelas de R$465,00 – uma na data do curso, em cheque ou dinheiro, + 17 parcelas pagas através de boleto bancário enviado mensalmente.
* Valores da anuidade de 2016
* Reajuste anual a partir do 13º mês do início do curso.

Estudantes de graduação:
Opção 1 (   ) 16 parcelas de R$494,00 – uma na data do curso, em cheque ou dinheiro, + 15 parcelas pagas através de boleto bancário enviado mensalmente.
Opção 2 (  ) 18 parcelas de R$442,00 – uma na data do curso, em cheque ou dinheiro, + 17 parcelas pagas através de boleto bancário enviado mensalmente.
* Reajuste anual a partir do 13º mês do início do curso.

PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA
Análise de currículo e entrevista

O valor do investimento inclui:
Certificado
Histórico das Disciplinas
Apostila encadernada com conteúdo teórico básico, ampla bibliografia separada por assunto, terminologia cirúrgica e protocolos de atendimento hospitalar
Textos adicionais enviados mensalmente por e-mail objetivando ampliar o conhecimento dos temas desenvolvidos em aula
Coffee-Break (manhã e tarde)

Inscrições abertas até o preenchimento das vagas - Reserve a sua vaga!

)IMPORTANTE:
1) O CEPPS se reserva o direito de prorrogar ou cancelar a data do curso caso não haja número mínimo de inscritos.
2) Se o aluno não puder realizar o curso na nova data, será reembolsado do valor da inscrição.
3) Caso haja desistência do curso por qualquer motivo, a taxa da matrícula não será devolvida. 
4) Não efetuamos nenhum outro tipo de ressarcimento a não ser a devolução da taxa de inscrição caso o curso seja cancelado pelo CEPPS.
5) O prazo para confirmação e/ou cancelamento do curso será de 7 a 10 dias que antecedem a data prevista de início do curso.

Local do Curso
Edifício Work Center 5
End.: Av. Jandira, 295 , conj. 608 – Moema – SP
mapa

Hotéis próximos ao CEPPS - Veja aqui

Inscrições abertas até o preenchimento das vagas - Reserve a sua vaga!

Documentos a serem entregues na data do curso
2 Fotos 3x4
Cópia do CPF e RG
Cópia do certificado de graduação
Cópia da carteira do CRP
Cópia de comprovante de residência
Breve Currículo
Para estudantes, último boleto bancário da faculdade

-----------------------------------------------------------------
MAIS INFORMAÇÕES (CURSOS E EVENTOS)
CEPPS – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde
Site: www.cepps.com.br
E-mail: info@cepps.com.br


Copyright (c) 2007 - CEPPS - Todos os direitos reservados Av. Jandira, 295 cj. 608 - Moema
São Paulo / SP - CEP 04080-001