Aperfeiçoamento Psicopatologia e Saúde Mental – 22/02/25

 

Nossos cursos estão sendo desenvolvidos online participação ativa dos alunos e professores, com plataforma Zoom, desde abril do ano 2020 permanecerá online.

As aulas síncronas são aquelas que ocorrem em tempo real, ou seja, o professor e os alunos estão conectados simultaneamente, no mesmo horário e na mesma sala virtual, e podem interagir uns com os outros durante a transmissão ao vivo. Além das aulas síncronas, temos aulas assíncronas, sem a necessidade de uma interação em tempo real. Na educação, isso permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local, com recursos didáticos: apostila, slides, livros, dentre outros, enviadas por PDF, por e-mails.

O CEPPS é registrado no Conselho Regional de Psicologia sob no. CRPSP-2380/J desde 2001

 

Apresentação

“As pessoas adoecem devido à maneira desarmônica de se relacionar com o mundo.

A doença não é algo que vem de fora e se superpõe ao homem, e sim um modo peculiar da pessoa se expressar em circunstâncias adversas.” (PERESTRELLO, 1982).

“Devemos buscar no universo subjetivo, na intimidade de cada um, as respostas; não no mundo concreto e objetivo dos fatos e acontecimentos.” (BALLONE, 2001)

Justifica-se, pois, que desenvolvamos meios para cuidar dos problemas de natureza emocional do paciente, com o objetivo de eliminar, modificar ou retardar sintomas existentes; de interceder em padrões perturbadores de conduta visando promover um crescimento e desenvolvimento positivo da sua personalidade.

A relevância da realização deste Curso é capacitar profissionais da área da Saúde a atuarem na área visando minimizar o sofrimento gerado pelo adoecimento, pelo impacto do diagnóstico (às vezes grave e sem prognóstico de cura) e pela diversidade de tratamentos (por vezes bastante prolongados e dolorosos).

Objetivos

  • Fornecer fundamentação teórica e prática através de apresentação de casos clínicos e vídeo-reflexão sobre Psicopatologia e Saúde Mental.
  • Propiciar uma reflexão sobre as doenças psíquicas, seus tipos e tratamentos clínicos bem como o atendimento de apoio psicológico ao paciente, familiares e equipe de saúde.
  • Desenvolver competência profissional para atuar na identificação, prevenção e técnicas de intervenção relacionadas às psicopatologias.
  • Propiciar conteúdo teórico e prático para capacitar o profissional no reconhecimento precoce, tratamento e intervenções de problemas psicopatológicos na criança, adolescente, adulto e idoso.
  • Desenvolver e aprimorar o raciocínio clínico nas avaliações psicológicas bem como nas diretrizes dos encaminhamentos necessários.

Público-alvo
* Graduados e estudantes de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Educação bem como profissionais da saúde que atuem com o tema.

Conteúdo programático

  • Histórico e Fundamentos da Psicopatologia
    • Evolução conceitual no campo da Psicopatologia
    • Princípios que fundamentam a Psicopatologia
    • Diferentes correntes e a compreensão psicopatológica
    • Adoecimento e normalidade
    • Funções Psíquicas e suas principais alterações
    • Termos e linguagem técnica utilizada no exame psíquico
    • Avaliação das funções psíquicas no contexto clínico
    • Raciocinar sobre achados no exame psíquico
  • Transtornos da Personalidade
    • Conceito de personalidade nas diferentes linhas psicológicas
    • O termo Claster e suas características de base
    • Características gerais de cada transtorno
    • Critérios diagnósticos para cada transtorno
    • Manejo em psicoterapia
    • Identificação de características comportamentais mediante análise de trecho de filme
    • Compreensão de dinâmica de personalidade mediante estudo de caso
  • Fatores temperamentais da personalidade
    1. Neurose
    2. Extroversão
    3. Abertura a experiências
    4. Amabilidade
    5. Responsabilidade

GRUPO A
• Paranoide (F60.0)
• Esquizoide (F60.1)
• Esquizotípica (F21)

GRUPO B:
• Antissocial (F60.2)
• Borderline (F60.3)
• Histriônica (F60.4)
• Narcisista (F60.81)

GRUPO C:
• Evitativa
• Dependente (F60.7)
• Obsessivo-Compulsiva (F60.5)

  • Transtornos Mentais
    • Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
    • Transtornos de ansiedade: Pânico, Agorafobia, Fobia específica, Fobia Social, Ansiedade Generalizada
      Obsessivo-Compulsivo
    • Transtornos de Humor relativos à Depressão unipolar, Depressão maior, persistente e pré-menstrual
    • Transtornos Bipolar, Distimia, Adaptação e estresse. Sintomas somáticos e relacionados
  • Transtornos na Gravidez, Parto e Puerpério | Climatério | Menopausa | Andropausa
  • Saúde Mental na Atenção Primária e Fatores de Risco em Saúde Mental
  • Psicologia de Emergência | Transtorno do Estresse Pós Traumático: Técnicas de Intervenção com o paciente, família e equipe
  • Morte e Luto | Tipos de Luto | Resolução de Luto | Técnicas de intervenção psicológica
  • Avaliação do TDAH e das dificuldades de aprendizagem
  • Avaliação de Crianças e de Adolescentes | Teorias da Inteligência/ Autismo
  • Transtornos de Sexualidade e Preferência Sexual

Obs.: O CEPPS poderá alterar a sequência das disciplinas, datas, substituir docentes em seus impedimentos visando adequar conteúdos programáticos de disciplina sem prejuízo da qualidade do curso.

CERTIFICADO
* O Certificado de Extensão Cultura tem 100hs/aula carga horária será fornecido aos alunos que tiverem 75% de presença.

CORPO DOCENTE
(por ordem alfabética)

Profa. Dra. Adriana Navarro Romagnolo – CRP 06/118877
Psicóloga Clínica e Hospitalar. Responsável pela avaliação e atendimento Psicológico na Maternidade, UTI Neonatal, berçário, casa da gestante de alto risco e pronto-socorro de Ginecologia e Obstetrícia no Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul. Doutoranda em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de São Paulo). Mestre em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de São Paulo/ Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa – ISPA). Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde com Ênfase em Atenção Básica e Saúde da Família (CEPPS). Tutora Nacional para o Método Canguru na Atenção Hospitalar (Ministério da Saúde). Coordenadora do Comitê de Humanização (janeiro 2015): Responsável pela elaboração e execução de projetos. Membro do Núcleo de Educação Permanente em Humanização pelo Consórcio Intermunicipal. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA). Supervisora e orientadora de estagiários de Psicologia. Docente do curso de especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde da Universidade de Taubaté. Psicóloga Clínica com atendimento em psicologia obstétrica e saúde materno infantil. Experiência em psicologia obstétrica e perinatal; saúde pública; atendimento psicológico hospitalar e ambulatorial; educação permanente em humanização; atendimento clínico; intervenção lúdica; saúde reprodutiva e psicoterapia breve. Colaboradora no e-book Psicologia: diversos olhares, desenvolvido pela Universidade de Taubaté, com os capítulos: “Pré-Natal Psicológico: uma revisão sistemática sobre os modelos de avaliação e intervenção psicológicas no mundo” e “Parto Humanizado e Violência Obstétrica: aspectos da realidade Brasileira” – 2017. Colaboradora no e-book Ciências da Saúde v.02 desenvolvido pela editora Atena, com o capítulo “Aspectos Socioeconômicos relacionados à prevalência da depressão pós-parto’ – 2019 (Belo Horizonte/MG).

Prof. Dr. Alfredo Simonetti CRM-98179 – CRP/SP:22197-3
Médico psiquiatra, adultos e infantil, psicanalista e Psicólogo Clínico.
Médico colaborador do AMBAN (Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da FMUSP.  Professor convidado do COGEAE-PUC-SP para cursos na área de saúde (psicopatologia e psicofarmacologia). Professor de farmacologia geral, psicofarmacologia e psicopatologia do NEPPHO-SP. Pesquisador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental (PUC-SP). Parecerista do prêmio de melhor TCC do curso de psicologia da PUC-SP. Supervisor da Clínica de Psicologia da ABR

Prof. Me. Caio Henrique Vianna Baptista – Psicólogo – CRP: 06/116554
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo PAP do Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina da USP. Especialista em Saúde do Idoso pela UNIFESP. Psicólogo da Hematologia e Oncologia dos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo e Beneficência Portuguesa Mirante. Coordenador da Equipe de Psicologia do Residencial Santa Cruz e do Residencial VIDA. Psicólogo Clínico em consultório particular atuando pela abordagem psicanalítica.

Profa. Cleunice de Jesus Wosnes – CRP 06/73871
Mestranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da USP. Psicóloga pela Univ. São Judas Tadeu. Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da USP. Especialista em Saúde Mental pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente é psicóloga no Centro de Atenção à Saúde Mental, no Espaço Acolher & Cuidar. Professora de Psicologia em Instituição Privada de Ensino e professora convidada nos cursos de Pós-Graduação em Psicologia na Saúde Mental da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de S.P e Neuropsicologia da mesma instituição. É membro do Programa de Estudos e Pesquisas em Transtorno Bipolar do Hospital das Clínicas e Associada a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Profa. Daiane Pires Martins
Enfermeira Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Trabalhou como Gerente do CAPS AD III Santana por 4 anos. Foi Enfermeira do CAPS AD III Brasilândia. Enfermeira do Pronto Socorro Psiquiátrico da Santa Casa. Coordenadora da Equipe Técnica do Hospital João Evangelista. Foi supervisora de estágio de Saúde Mental e Psiquiatria nas faculdades FMU, UNICSUL, UNG e Santa Casa. Docente dos Cursos de Especialização do CEPPS, Vida Mental/UNIP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Atualmente é Consultora em Neurociências na Vida Mental Serviços Médicos.

Profa. Ma. Edna Dias Pontes – CRP-06/3635
Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2019). Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade São Francisco (1990).
Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1991) e Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Santo Amaro (2006). Pós Graduação em  Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera Educacional.
Pós Graduação em Ensino a Distância – pela Anhanguera Educacional. Pós Graduação em Psicologia Hospitalar – pela Universidade Santo Amaro. Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental – Instituto de Pós Graduação e Graduação – IPOG. Pós em Neuropsicologia – pela Universidade São Francisco.
Docente em cursos de pós-graduação do CEPPS Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia da Saúde (Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psico-oncologia, Psicopatologia e Psicologia de Emergência).
Clínica de Psicologia (Particular) atendimento de adultos e adolescentes na Abordagem Cognitivo Comportamental.
Supervisão Clínica  (Particular) na Abordagem Cognitivo Comportamental.
Atuou como professora tutora em cursos de ensino a distância, docente em disciplinas para alunos do primeiro semestre do curso de Psicologia, orientadora e supervisora de estágio na Anhanguera Educacional SA .
Docente na Universidade São Francisco no curso de graduação em Psicologia – como supervisora clínica em Terapia Cognitivo Comportamental, Supervisora  e Preceptora de Estágio em Psicologia Hospitalar.
Professora Tutora  da Residência Multiprofissional no Hospital Universitário da Universidade São Francisco –  Residência é oferecida pela Universidade São Francisco.
Psicóloga Voluntária do grupo Fenix – atuando em  situações de crises e emergências.
Psicóloga – no Instituto Rocha Brasil – atuando em situações de crises e emergências

Profa. Ma. Flavia Fusco Barbour – CRP-06/62028
Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp
Especialista em Psicologia em Unidade Básica de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia e Atenção Básica no SUS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Prof. Me. Henrique Larenas Faria – CRP-06/106587
Mestrado em Comunicação – Universidad Européa del Atlántico, UEA, Espanha (2016-2018). Graduação em Filosofia – Faculdade Polis das Artes, FPA (2014-2015). Graduação em Psicologia – Universidade São Marcos (2006 -2011). Especialização em andamento em Neuropsicologia Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – (2023 – 2024). Especialização em andamento em Especialização em Psicodiagnóstico e Neuropsicologia – CEPPS (2021-2023). Especialização em Formação para docentes no ensino superior – Universidade Nove de Julho, UNINOVE (2012-2013).
Professor de pós-graduação do curso Gestão de pessoas, com matérias como Sustentabilidade, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão de Desenvolvimento de Líderes, Gestão Estratégica de Pessoas – Universidade Estácio (2014 – 2019)
Professor de graduação do curso de Psicologia, com matérias como História da Psicologia, Psicologia Humanista Existencial, Psicanálise, Psicologia Experimental, Psicopatologia, Psicologia da Personalidade, Processos Psicológicos Básicos, Testes Projetivos, Testes Expressivos, Testes Objetivos, Estágio I, II e III, Estágio Clínico. – Universidade Estácio (2019 – Atual)
Professor Palestrante em cursos de Instrumentos de Avaliação Psicológica – Vetor Editora de Psicologia – (2020 – Atual)
Psicólogo Credenciado pela Polícia Federal – São Paulo para a realização de testes psicológicos com o objetivo de avaliação de personalidade e definitivo ao resultado permitivo de porte de arma. (2012 – 2016)
Professor de Cursos de Instrumentos de Avaliação Psicológica. Prestador de serviços para treinamento, desenvolvimento de projetos organizacionais, pesquisador, aplicador de testes psicológicos com diversos fins, e desenvolvedor de pessoas e benefícios corporativos – Alfa Psicologia (2012 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Fundação Getúlio Vargas/SP – (2023 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Vetor Editora de Psicologia (2020 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Mago Psi/RJ (2022 – Atual)
Autor do Projeto “Comédia como ferramenta atencional na sala aula” 2020
Finalista do Concurso de Estratégias Inovadoras em Educação – Governo do Brasil – 2022
Autor do Projeto de Pesquisa “A fé como ferramenta na Psicologia” – 2018
Pesquisador das Ciências Religiosas e História da Religião
Autor e Proprietário do Canal do Youtube – Ciência em Cubos
Autor e Proprietário do Canal do Youtube – Psicolarenas

Prof. Rodrigo Noronha da Fonseca – CRP- 06/90766
Psicólogo Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Responsável pelos atendimentos dos familiares e pacientes de três UTI’s Adulto da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Responsável pela supervisão dos alunos de pós-graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que realizam atendimentos nas UTIs da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Psicólogo da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla). Membro do grupo multidisciplinar do CATEM  Centro de Atendimento e Tratamento ao Paciente com Esclerose Múltipla.

Profa. Ma. Shirlei Lizak Zolfan – CRP-06/36718-8
Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie. Especializada em Psicopedagogia pela Universidade Paulista / UNIP. Psicóloga Clínica pela PUC. Docente, supervisora e orientadora universitária de cursos de graduação e pós-graduação.

Coordenação Geral
Profa Ms. Alaide Degani Cantoni – CRP 06/45995-9
Mestre em Psicologia – Universidade São Marcos. Psicóloga clínica, hospitalar e psicossomática. Pós-Graduada em Psicologia e Saúde-Psicologia Hospitalar PUCSP.
Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Psicóloga Integrante da Equipe Interdisciplinar do Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (1996/2001). Coordenadora do Grupo de Reflexão com a Equipe de Psicologia da Divisão de Saúde Mental do Hospital Pérola Byington (1998).
Autora do Projeto para a 3ª Idade “Vivendo os Anos Dourados – Grupos Terapêuticos”, no CEMIPI, Centro de Saúde Pinheiros (1999)
Coordenadora de Grupos Terapêuticos com Adolescentes, Adolescentes Grávidas, Mães e Pais Adolescentes e Família, na Casa do Adolescente, no Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente do Estado de São Paulo (1996/2001).
Responsável pela implantação do Projeto de Humanização Hospitalar e do Serviço de Psicologia e Saúde no Hospital São Caetano (agosto de 2002 a agosto de 2005).
Fundadora e Coordenadora do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Coautora do livro Contribuições à Psicologia Hospitalar: Desafios e Paradigmas, Editora Vetor, 2008, SP. Colunista da Redepsi.
Colunista da Revista TMD News com temas relacionados à Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Adolescência, Relações Intrafamiliares, dentre outros temas relevantes da área da Saúde.

INFORMAÇÕES GERAIS
Início: 22/02/25
Dia: um sábado por mês
Duração: 10 meses
Horário: das 09:00 às 18:00
Carga horária: 80 hs/aula
Vagas: 15

Investimento:
Taxa de inscrição: R$100,00
( ) 10 parcelas de R$380,00
( ) 12 parcelas de R$ 340,00
( ) 14 parcelas de R$300,00
* reajuste em 2025

O valor do investimento inclui:
Certificado
Histórico das Disciplinas
Material didático enviado por e-mail

Documentos para a matrícula
• Cópia RG e CPF
• Cópia do Certificado de Graduação
• Para estudantes, enviar o último do boleto da universidade
• Cópia de comprovante de residência
• Breve Currículo
• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição
• Protocolo preenchido e assinado

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)

Venha fazer parte dessa turma!

IMPORTANTE:
1) O CEPPS se reserva o direito de prorrogar ou cancelar a data do curso caso não haja número mínimo de inscritos.
2) Se não tivermos o número necessário para realizarmos o curso, será reembolsado 100% do valor pago.
3) Não efetuamos nenhum outro tipo de ressarcimento a não ser a devolução da taxa de inscrição e pagamento da primeira parcela.
4) O prazo para confirmação e/ou cancelamento do curso será de 7 dias que antecedem a data prevista de início do curso.

CEPPS
Edifício Work Center 5
Av. Jandira, 295, conj. 610 – Moema – SP

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Site: www.cepps.com.br
E-mail: info@cepps.com.br