Pós-Graduação de Psicologia de Emergência: Intervenções em Situação de Crise, Tragédias e Catástrofes – 22/02/2025

Nossos cursos estão sendo desenvolvidos online participação ativa dos alunos e professores, com plataforma Zoom, desde abril do ano 2020 permanecerá online.

As aulas síncronas são aquelas que ocorrem em tempo real, ou seja, o professor e os alunos estão conectados simultaneamente, no mesmo horário e na mesma sala virtual, e podem interagir uns com os outros durante a transmissão ao vivo. Além das aulas síncronas, temos aulas assíncronas, sem a necessidade de uma interação em tempo real. Na educação, isso permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local, com recursos didáticos: apostila, slides, livros, dentre outros, enviadas por PDF, por e-mails.

O CEPPS é registrado no Conselho Regional de Psicologia sob no. CRPSP-2380/J desde 2001

Apresentação

“O adoecimento do ser humano é uma das formas de expressão quando ele se encontra no limiar do sofrimento. Cabe ao profissional da área da Saúde, buscar compreender essa forma de linguagem. Foi a única maneira que o paciente encontrou para dizer
que ele não está absolutamente, conseguindo lidar,
com um certo equilíbrio, com as situações difíceis da sua vida.” (Cantoni, A.D.)

* Na perturbação do existir, chamada de crise, apresenta-se a impossibilidade do paciente se autoperceber como aquele que era.

* A crise se manifesta pela invasão de uma experiência de paralização da continuidade do processo da vida. Isto provoca uma descontinuidade na percepção da vida como uma história coerente, organizada como uma sucessão, na qual cada uma das etapas é consequência da anterior:

“… a nova situação o colocou fora de sua história, ficando alienado, estranho para si mesmo. O suceder de sua vida paralisou-se, a percepção não consegue ler a realidade e o futuro está vazio. Esta é uma vivência de suprema angústia, a pessoa fica desesperada…” (MOFFAT, 1987)

Justifica-se, pois, que desenvolvamos meios para cuidar dos problemas de natureza emocional do paciente, com o objetivo de eliminar, modificar ou retardar sintomas existentes; de interceder em padrões perturbadores de conduta visando promover um crescimento e desenvolvimento positivo da sua personalidade.

A relevância da realização deste Curso é capacitar profissionais de Psicologia a atuarem na área da saúde visando minimizar o sofrimento gerado pelo situação de crise, tragédias e catástrofes e pela diversidade de tratamentos (por vezes bastante prolongados e dolorosos).

Público Alvo
Graduados e estudantes de último ano em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, Educação bem como profissionais da saúde que atuem com o tema.

Objetivos

* Fornecer conhecimentos teórico e prático, a partir da apresentação de casos e situações em equipe, visando capacitar profissionais na atuação de forma individual e grupal, em situações de crise, emergência e bem como prestar assistência psicológica a pessoas envolvidas

Conteúdo programático
Introdução à Psicossomática
Sobre os fatores estressantes e suas implicações
O processo para se compreender o adoecimento
Introdução à Psiconeuroimunologia
Psicologia Preventiva
A Função Social do Profissional da Saúde
Introdução à Atenção Primária à Saúde
A Psicologia na Atenção Primária à Saúde: CAPS | UBS | ESF | NASF
Conceitos de Emergência, Crise, Desastre e Catástrofe
Psicologia e Campo das Emergências
Critérios diagnósticos para TEPT (F 43.1) DSM-IV
Conceito e Classificação dos Desastres
Intensidade, Evolução e Origem
Fases Pós-Desastres
Sobre o estresse pós-traumático
Transtornos do Estresse Pós-traumático – TEPT
Alterações Psicológicas e Psiquiátricas do Pós-Trauma
Atendimento Psicológico a Vítimas e Equipes
Sobre o trauma gerado por desastre, tragédias e catástrofes
Técnicas de intervenção com crianças, adolescentes, adultos e idosos
Técnicas de intervenção individual e em grupo
Aspectos importantes na formação do profissional que atua com situações de crise
Avaliações de Riscos e Classificação das Vítimas
Intervenção em Desastre: primeiros auxílios psicológicos
O manejo de situações de emergência com o paciente idoso
Implicações e Intervenções: Viuvez, quedas, morte | Violência contra o idoso
Demências, Depressão e Ansiedade na Terceira Idade –
Atuação do Psicólogo em Instituições de Longa Permanência para Idosos
Psicologia e Cirurgia: Implicações psicológicas e Atuações Possíveis
Pacientes cirúrgicos amputados
Tratamento psicológico de apoio e técnicas de relaxamento
Síndrome de Burnout: o esgotamento do profissional da saúde
Morte, Luto e Luto Coletivo
A morte na Instituição de Saúde
O profissional de saúde e a morte
Família: luto e perda
As Fases do Luto e da Perda
Violência doméstica | Abuso intrafamiliar: Instrumentos Psicológicos de Avaliação
O psicólogo e outros profissionais de saúde frente às questões da violência intrafamiliar
Abordagens de atuação e internações na Saúde Pública
Pacientes cirúrgicos amputados
Ética e Bioética
Quanto à doação de órgãos: intervenção com a família
Tanatologia: um estudo sobre a morte e o morrer
Definições Legais da classificação de mortes: Natural, Acidental, Homicídio (assassinato)
Morte súbita, suicídio e morte não determinada
Suicídio: conceitos, tipos de suicídio, causas do adoecer
Sintomas que indicam o suicídio | Fatores de risco
Intervenções psicoterapêuticas de prevenção
Dependência Química – Álcool e Drogas: Intervenções com o paciente e familiares
Cuidados Paliativos
Atendimento Psicológico Domiciliar | Home Care
Psicofármacos: tipos, classificação, mecanismos de ação, interação e efeitos colaterais

Obs.: O CEPPS poderá alterar a sequência das disciplinas, datas, substituir docentes em seus impedimentos visando adequar conteúdos programáticos de disciplina sem prejuízo da qualidade do curso.

CERTIFICADO
O certificado será emitida pela CEPPS – Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Saúde, registro no CRP/SP – Conselho Regional de Psicologia de São Paulo no Conselho Regional de Psicologia sob no. CRPSP-2380/J desde 2001.

CORPO DOCENTE
(por ordem alfabética)

Profa. Dra. Adriana Navarro Romagnolo – CRP 06/118877
Psicóloga Clínica e Hospitalar. Responsável pela avaliação e atendimento Psicológico na Maternidade, UTI Neonatal, berçário, casa da gestante de alto risco e pronto-socorro de Ginecologia e Obstetrícia no Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul. Doutoranda em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de São Paulo). Mestre em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de São Paulo/ Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa – ISPA). Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde com Ênfase em Atenção Básica e Saúde da Família (CEPPS). Tutora Nacional para o Método Canguru na Atenção Hospitalar (Ministério da Saúde). Coordenadora do Comitê de Humanização (Janeiro 2015): Responsável pela elaboração e execução de projetos. Membro do Núcleo de Educação Permanente em Humanização pelo Consórcio Intermunicipal. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA). Supervisora e orientadora de estagiários de Psicologia. Docente do curso de especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde da Universidade de Taubaté. Psicóloga Clínica com atendimento em psicologia obstétrica e saúde materno infantil. Experiência em psicologia obstétrica e perinatal; saúde pública; atendimento psicológico hospitalar e ambulatorial; educação permanente em humanização; atendimento clínico; intervenção lúdica; saúde reprodutiva e psicoterapia breve. Colaboradora no e-book Psicologia: diversos olhares, desenvolvido pela Universidade de Taubaté, com os capítulos: “Pré-Natal Psicológico: uma revisão sistemática sobre os modelos de avaliação e intervenção psicológicas no mundo” e “Parto Humanizado e Violência Obstétrica: aspectos da realidade Brasileira” – 2017. Colaboradora no e-book Ciências da Saúde v.02 desenvolvido pela editora Atena, com o capítulo “Aspectos Socioeconômicos relacionados à prevalência da depressão pós-parto’ – 2019 (Belo Horizonte/MG).

Prof. Dr. Alfredo Simonetti CRM-98179 – CRP/06/22197-3
Médico psiquiatra, adulto e infantil, psicanalista e Psicólogo Clinico.
Médico colaborador do AMBAN ( Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da FMUSP.  Professor convidado do COGEAE-PUC-SP para cursos na área de saúde (psicopatologia e psicofarmacologia ). Professor de farmacologia geral, psicofarmacologia e psicopatologia do NEPPHO-SP. Pesquisador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental (PUC-SP). Parecerista do premio de melhor TCC do curso de psicologia da PUC-SP. Supervisor da Clínica de Psicologia da ABR

Prof. Me. Caio Henrique Vianna Baptista  –  CRP-06/116554
Psicólogo. Mestre em Ciências pela FM USP; Especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU (2014). Especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Programa de Aprimoramento Profissional do ICHC FM- USP (2015). Especialista em Saúde do Idoso pela UNIFESP (2017). Possui experiência em Psicologia Clínica e Hospitalar com enfoque em Geriatria e Gerontologia, Psico-oncologia e Cuidados Paliativos. Atualmente Psicólogo Hospitalar do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital BP e BP Mirante; Psicólogo Clínico em consultório particular (Abordagem Psicanalítica) e; Psicólogo Responsável pelo Serviço de Psicologia da Psicocare Elderly (Serviço de Psicologia para ILPIs – Coordenador do Serviço de Psicologia do Residencial Santa Cruz).

Profa. Cleunice de Jesus Wosnes – CRP 06/73871
Mestranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da USP. Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu.
Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da USP.
Especialista em Saúde Mental pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Atualmente é neuropsicóloga responsável pela avaliação neuropsicológica e reabilitação no Ambulatório de Neuropediatria do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Professora titular nas disciplinas de Neuropsicologia e Técnica de Avaliação da Inteligência. Supervisora Clínica na Universidade Santo Amaro- UNISA.
Professora convidada e supervisora nos cursos de Pós-graduação em Neuropsicologia e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Pesquisadora no Ambulatório de Transtorno Bipolar do PROMAN do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da USP e Psicóloga Sócia no Espaço Acolher & Cuidar.

Profa. Daiane Pires Martins
Enfermeira Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Trabalhou como Gerente do CAPS AD III Santana por 4 anos. Foi Enfermeira do CAPS AD III Brasilândia. Enfermeira do Pronto Socorro Psiquiátrico da Santa Casa. Coordenadora da Equipe Técnica do Hospital João Evangelista. Foi supervisora de estágio de Saúde Mental e Psiquiatria nas faculdades FMU, UNICSUL, UNG e Santa Casa. Docente dos Cursos de Especialização do CEPPS, Vida Mental/UNIP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Atualmente é Consultora em Neurociências na Vida Mental Serviços Médicos.

Profa. Ma. Edna Dias Pontes – CRP-06/3635
Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2019). Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade São Francisco (1990).
Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1991) e Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Santo Amaro (2006). Pós Graduação em  Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera Educacional.
Pós Graduação em Ensino a Distância – pela Anhanguera Educacional. Pós Graduação em Psicologia Hospitalar – pela Universidade Santo Amaro. Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental – Instituto de Pós Graduação e Graduação – IPOG. Pós em Neuropsicologia – pela Universidade São Francisco.
Docente em cursos de pós-graduação do CEPPS Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia da Saúde (Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psico-oncologia, Psicopatologia e Psicologia de Emergência).
Clínica de Psicologia (Particular) atendimento de adultos e adolescentes na Abordagem Cognitivo Comportamental.
Supervisão Clínica  (Particular) na Abordagem Cognitivo Comportamental.
Atuou como professora tutora em cursos de ensino a distância, docente em disciplinas para alunos do primeiro semestre do curso de Psicologia, orientadora e supervisora de estágio na Anhanguera Educacional SA .
Docente na Universidade São Francisco no curso de graduação em Psicologia – como supervisora clínica em Terapia Cognitivo Comportamental, Supervisora  e Preceptora de Estágio em Psicologia Hospitalar.
Professora Tutora  da Residência Multiprofissional no Hospital Universitário da Universidade São Francisco –  Residência é oferecida pela Universidade São Francisco.
Psicóloga Voluntária do grupo Fenix – atuando em  situações de crises e emergências.
Psicóloga – no Instituto Rocha Brasil – atuando em situações de crises e emergências

Profa. Ma. Flavia Fusco Barbour – CRP-06/62028
Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp
Especialista em Psicologia em Unidade Básica de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia e Atenção Básica no SUS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Prof. Me. Henrique Larenas Faria – CRP-06/106587
Mestrado em Comunicação – Universidad Européa del Atlántico, UEA, Espanha (2016-2018). Graduação em Filosofia – Faculdade Polis das Artes, FPA (2014-2015). Graduação em Psicologia – Universidade São Marcos (2006 -2011). Especialização em andamento em Neuropsicologia Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – (2023 – 2024). Especialização em andamento em Especialização em Psicodiagnóstico e Neuropsicologia – CEPPS (2021-2023). Especialização em Formação para docentes no ensino superior – Universidade Nove de Julho, UNINOVE (2012-2013).
Professor de pós-graduação do curso Gestão de pessoas, com matérias como Sustentabilidade, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão de Desenvolvimento de Líderes, Gestão Estratégica de Pessoas – Universidade Estácio (2014 – 2019)
Professor de graduação do curso de Psicologia, com matérias como História da Psicologia, Psicologia Humanista Existencial, Psicanálise, Psicologia Experimental, Psicopatologia, Psicologia da Personalidade, Processos Psicológicos Básicos, Testes Projetivos, Testes Expressivos, Testes Objetivos, Estágio I, II e III, Estágio Clínico. – Universidade Estácio (2019 – Atual)
Professor Palestrante em cursos de Instrumentos de Avaliação Psicológica – Vetor Editora de Psicologia – (2020 – Atual)
Psicólogo Credenciado pela Polícia Federal – São Paulo para a realização de testes psicológicos com o objetivo de avaliação de personalidade e definitivo ao resultado permitivo de porte de arma. (2012 – 2016)
Professor de Cursos de Instrumentos de Avaliação Psicológica. Prestador de serviços para treinamento, desenvolvimento de projetos organizacionais, pesquisador, aplicador de testes psicológicos com diversos fins, e desenvolvedor de pessoas e benefícios corporativos – Alfa Psicologia (2012 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Fundação Getúlio Vargas/SP – (2023 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Vetor Editora de Psicologia (2020 – Atual)
Psicólogo Parecerista – Mago Psi/RJ (2022 – Atual)
Autor do Projeto “Comédia como ferramenta atencional na sala aula” 2020
Finalista do Concurso de Estratégias Inovadoras em Educação – Governo do Brasil – 2022
Autor do Projeto de Pesquisa “A fé como ferramenta na Psicologia” – 2018
Pesquisador das Ciências Religiosas e História da Religião
Autor e Proprietário do Canal do Youtube – Ciência em Cubos
Autor e Proprietário do Canal do Youtube – Psicolarenas

Profa. Ma. Paula Oliveira Silva – CRP-06/80362
Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA – 2004) com 18 anos de experiência em atendimento com a Terapia cognitivo-comportamental, atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplinas e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

Prof. Me. Rodrigo Noronha da Fonseca – CRP- 06/90766
Psicólogo Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Responsável pelos atendimentos dos familiares e pacientes de três UTI’s Adulto da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Responsável pela supervisão dos alunos de pós-graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que realizam atendimentos nas UTIs da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Psicólogo da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla). Membro do grupo multidisciplinar do CATEM  Centro de Atendimento e Tratamento ao Paciente com Esclerose Múltipla.

Profa. Ma. Shirlei Lizak Zolfan – CRP-06/36718-8
Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie. Especializada em Psicopedagogia pela Universidade Paulista / UNIP. Psicóloga Clínica pela PUC. Docente, supervisora e orientadora universitária de cursos de graduação e pós-graduação.

Profa. Dra. Stela Duarte Pinto – CRP-06/89039
Doutora em Ciências, com Tese: “Identificação da Tipologia Psicológica, Resiliência e Suporte Social para melhora da qualidade de vida em Pacientes com Câncer Colorretal”, na Universidade de São Paulo (2018 – 2023).
Mestre em Ciências (2014 – 2016) com a Dissertação: “Identificação da Tipologia Psicológica em Pacientes com Câncer de Esôfago, na Universidade de São Paulo.
Especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (2003 – 2007).
Atuou no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP,) com Tutora e Preceptora da Residência Multiprofissional em Oncologia (2019 – 2020); Docente (2018 – 2020); Instrutora de Psicologia (2014 – 2020); Treinamento da equipe assistencial (2010 – 2012);
Psicóloga de referência da Enfermaria onco-cirúrgica do ICESP.
Coautora do capítulo: “Manejo Psicoterápico do Paciente Oncológico”, no livro: Prática Psiquiátrica em Oncologia.
Docente de cursos de graduação e pós-graduação desde 2011.

Coordenação Geral
Profa Ms. Alaide Degani Cantoni – CRP 06/45995-9
Mestre em Psicologia – Universidade São Marcos. Psicóloga clínica, hospitalar e psicossomática. Pós-Graduada em Psicologia e Saúde-Psicologia Hospitalar PUCSP.
Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Psicóloga Integrante da Equipe Interdisciplinar do Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (1996/2001). Coordenadora do Grupo de Reflexão com a Equipe de Psicologia da Divisão de Saúde Mental do Hospital Pérola Byington (1998).
Autora do Projeto para a 3ª Idade “Vivendo os Anos Dourados – Grupos Terapêuticos”, no CEMIPI, Centro de Saúde Pinheiros (1999)
Coordenadora de Grupos Terapêuticos com Adolescentes, Adolescentes Grávidas, Mães e Pais Adolescentes e Família, na Casa do Adolescente, no Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente do Estado de São Paulo (1996/2001).
Responsável pela implantação do Projeto de Humanização Hospitalar e do Serviço de Psicologia e Saúde no Hospital São Caetano (agosto de 2002 a agosto de 2005).
Fundadora e Coordenadora do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Co-autora do livro Contribuições à Psicologia Hospitalar: Desafios e Paradigmas, Editora Vetor, 2008, SP. Colunista da Redepsi.
Colunista da Revista TMD News com temas relacionados à Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Adolescência, Relações Intrafamiliares, dentre outros temas relevantes da área da Saúde.

INFORMAÇÕES GERAIS
Início: 22/02/25
Dia da aula: sábado – um por mês
Horário: das 09:00 às 18:00
Duração do curso teórico: 18 meses
Carga horária: 360 hs/aula
Vagas: 20

Estágio hospitalar com Supervisão
Dia: sábado – um por mês (a partir do 13º mês)
Horário: das 09:00 às 18:00

* informações sobre opções de estágio

Investimento:
Taxa de inscrição: R$100,00
18 parcelas de R$600,00
20 parcelas de R$560,00
22 parcelas de R$525,00
24 parcelas de R$490,00

O valor do investimento inclui:
Certificado
Histórico das Disciplinas
Material didático enviado por e-mail

Documentos para a matrícula:
• Cópia RG e CPF
• Cópia do Certificado de Graduação
• Para estudantes, enviar o último do boleto da universidade ou declaração de estudante
• Cópia de comprovante de residência
• Breve Currículo
• Protocolo preenchido e assinado -recebido no ato da inscrição
• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição (dados bancários abaixo)
• Comprovante de pagamento do pagamento da 1a. parcela
• Contrato e assinado
• Regulamento Interno do CEPPS e assinado

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)

Venha fazer parte desta turma!

CEPPS
Edifício Work Center 5

Av. Jandira, 295, conj. 610 – Moema – SP

IMPORTANTE:
1) O CEPPS se reserva o direito de prorrogar ou cancelar a data do curso caso não haja número mínimo de inscritos.
2) Se não tivermos o número necessário para realizarmos o curso, será reembolsado 100% do valor pago.
3) Não efetuamos nenhum outro tipo de ressarcimento a não ser a devolução da taxa de inscrição e pagamento da primeira parcela.
4) O prazo para confirmação e/ou cancelamento do curso será de 7 dias que antecedem a data prevista de início do curso.

________________________________________________________
MAIS INFORMAÇÕES (CURSOS E EVENTOS)
CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde
Site: www.cepps.com.br
E-mail: info@cepps.com.br