Pós-Graduação em Psicodiagnóstico: Avaliação Psicológica e Neuropsicológica – 2020

* O CEPPS é registrado no Conselho Regional de Psicologia sob no. CRPSP-2380/J desde 2001.

* Curso online ao vivo com a participação ativa dos alunos e presencial, tão logo seja possível de forma segura.

* O CEPPS oferece as duas modalidades de curso.

 

Apresentação

“A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimento acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos.” (Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. – Brasília: CFP, 2010).

Objetivos 

* Fornecer aos alunos fundamentação teórica e prática sobre a avaliação psicológica através de testes psicológicos nas áreas: Clínica – crianças, adolescentes, adultos e idosos, Organizacional – recrutamento e seleção, Educacional – orientação vocacional, dentre outros.
* Oferecer condições para a Avaliação Psicológica, Devolutiva, Elaboração de Laudos, Relatórios e Psicodiagnóstico.
* Propiciar recursos para a utilização adequada de instrumentos psicológicos que atendam aos requisitos do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Público
Psicólogos

Módulo I – Conteúdo Programático

• Introdução à Psicossomática e Psiconeuroimunologia: A Linguagem do Corpo no Adoecer
• Introdução à Psicologia na Atenção Primária à Saúde
• Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico: Conceitos básicos, Histórico e Psicometria
• Fundamentos teóricos, aplicação, correção e usos dos instrumentos.
• Os conceitos de personalidade nas diferentes teorias psicológicas
• Fundamentação de Psicopatologia e principais técnicas utilizadas nos Transtornos Psiquiátricos
• Avaliação de Crianças e de Adolescentes
• Avaliação do TDAH e das dificuldades de aprendizagem
• Introdução a Neuropsicologia
• Teorias da Inteligência/ Autismo
• Conceito de Inteligência não verbal
• Provas Operatórias de Piaget
• Testes cognitivos infantis
• Escala Wechsler Inteligência para crianças
• Autismo (conceito, bases teóricas e avaliação)
• Avaliação de Adultos
• Escala de Inteligência Wechsler para Adultos
• TAT (Técnicas de Apercepção Temática)
• Avaliação de Idosos
• Pirâmides Coloridas de Pfister
• HTP (Casa-Árvore-Pessoa)
• Figuras Complexas de Rey
• Avaliação psicológica em Hospital Geral
• Avaliação psicológica no ambulatório adulto (Paciente a Família)
• Avaliação psicológica na enfermaria adulto (Paciente a Família)
• Avaliação psicológica na UTI adulto (Paciente a Família)
• Entrevista e devolutiva na avaliação psicológica
• Instrumentos de avaliação no ambiente hospitalar
• Avaliação pré TMO (Transplante de Medula Óssea)
• Avaliação Depressão, Ansiedade, Desesperança e Suicídio
• Evolução em prontuário
• Ética e Bioética
• Avaliação Psicológica na Atenção Primária
• Protocolos em Saúde Mental
• Orientação Profissional: do diagnóstico à devolutiva
• Teste Palográfico
• Elaboração de documentos psicológicos
• Laudos, relatórios, parecer psicológico, declaração e atestados

Módulo II – um final de semana por mês – Opcional
Teórico e Prático – Estágio com Supervisão 
Desenvolvimento do Estágio
Atendimento a pacientes
Supervisão e Discussão dos casos atendidos
Elaboração da Avaliação Psicológica
Elaboração de Relatórios

Local do Estágio:
Hospital Santa Clara
Hospital Jardins
Clínica Vera Cruz – Psiquiatria e Saúde Mental

Supervisora do Estágio – Hospital
Profa. Regina Helena Rizzi – CRP-06/18828
Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar. Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar pelo Sedes Sapientiae. Profa. de Pós-Graduação do Sedes Sapientiae (1985 a 1995). Responsável pelo Setor de Psicologia da UTI do Hospital e Maternidade Modelo (1991 a  2009). Responsável pelo Setor de Psicologia do Hospital e Maternidade Vasco da Gama. Docente e supervisora de estágios em cursos de especialização.

Supervisora do Estágio – Clínica
Profa. Daiane Pires Martins
Enfermeira Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Trabalhou como Gerente do CAPS AD III Santana por 4 anos. Foi Enfermeira do CAPS AD III Brasilândia. Enfermeira do Pronto Socorro Psiquiátrico da Santa Casa. Coordenadora da Equipe Técnica do Hospital João Evangelista. Foi supervisora de estágio de Saúde Mental e Psiquiatria nas faculdades FMU, UNICSUL, UNG e Santa Casa. Docente dos Cursos de Especialização do CEPPS, Vida Mental/UNIP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Atualmente é Consultora em Neurociências na Vida Mental Serviços Médicos.

Corpo Docente
(por ordem alfabética)

Profa Ms. Alaide Degani de Cantone – CRP 06/45995-9
Mestre em Psicologia – Universidade São Marcos. Psicóloga clínica, hospitalar e psicossomática. Pós-Graduada em Psicologia e Saúde-Psicologia Hospitalar PUCSP. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Fundadora e Coordenadora do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Co-autora do livro Contribuições à Psicologia Hospitalar: Desafios e Paradigmas, Editora Vetor, 2008, SP. Colunista da Redepsi.

Profa. Ms. Carla Regina Boldrini – CRP-06/89143
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Especialização em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2009); Aprimoramento Clínico Institucional
em Neuropsicologia na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic (2010); e Título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2011), Mestre pelo Programa de Psicologia Experimental:
Análise do Comportamento da PUC-SP (2016). Atuou como neuropsicóloga na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2010 – 2018). Atualmente atua como professora convidada em Curso de Extensão Neuropsicologia: Cognição e Emoção no COGEAE-SP e supervisora do Curso de Especialização em Neuropsicologia da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo e do Curso de Especialização em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação cognitiva do Dr. Fernando Gomes Pinto. Professora de graduação da Faculdade de Psicologia daUniversidade Anhanguera.

Profa. Cleunice de Jesus Wosnes – CRP 06/73871
Mestranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da USP. Psicóloga pela Univ. São Judas Tadeu. Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da USP. Especialista em Saúde Mental pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente é psicóloga no Centro de Atenção à Saúde Mental, no Espaço Acolher & Cuidar. Professora de Psicologia em Instituição Privada de Ensino e professora convidada nos cursos de Pós-Graduação em Psicologia na Saúde Mental da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de S.P e Neuropsicologia da mesma instituição. É membro do Programa de Estudos e Pesquisas em Transtorno Bipolar do Hospital das Clínicas e Associada a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Profa. Ms. Flavia Fusco Barbour – CRP-06/62028
Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp
Especialista em Psicologia em Unidade Básica de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Chefe do Setor de Psicologia na Atenção Primária em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Coordenadora Técnica da Pós-Graduação em Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP

Profa. Dra. Ivanda de Souza Silva Tudesco Teixeira  – CRP-06/69691
Psicóloga, Neuropsicóloga, Doutora e Mestre bolsista CNPq (UNIFESP). Docente, Orientadora e Pesquisadora do Curso de Pós-graduação (Stricto sensu, nível Mestrado) em Psicossomática / Psicologia da UNIB (2014 a atual). Docente e Supervisora Clínica da Instituição de Ensino em Pós-Graduação no curso de Especialização em Neuropsicologia no CENSUPEG (2014 a atual). Psicóloga e Neuropsicóloga da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no Centro de Atenção Integrada a Saúde Menta l- CAISM-Vila Mariana-SP (2014 a 2015). Professora e Coordenadora Clínica do curso de Especialização do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico-CDN (2008 a 2012). Colaboradora convidada em ensino e pesquisa da UNIPETE (Unidade de Pesquisa e Tratamento das Epilepsias HSP/UNIFESP (2005 a 2013). Bolsista de Doutorado do CNPq (2008 a 2012). Atendimento clínico em psicoterapia desde 2003 a atual, bem como, avaliação e orientação neuropsicológica para crianças, adultos e idosos desde 2005 a atual. Acolhimento e psicoterapia breve em ambiente hospitalar (2002-2008).

Prof. Rodrigo Noronha da Fonseca – CRP- 06/90766
Psicólogo Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina Santa Casa de SP. Responsável pelos atendimentos dos familiares e pacientes na UTI Adulto da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Responsável pela supervisão dos alunos de pós-graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que realizam atendimentos na UTI da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Psicólogo da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla). Membro do grupo multidisciplinar do CATEM Centro de Atendimento e Tratamento ao Paciente com Esclerose Múltipla

Profa. Ms. Shirlei Lizak Zolfan – CRP-06/36718-8
Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie. Especializada em Psicopedagogia pela Universidade Paulista / UNIP. Psicóloga Clínica pela PUC. Docente, supervisora e orientadora universitária de cursos de graduação e pós-graduação. Docente da FMU.

Profa. Ms. Tatiana Frascareli Pascalicchio Machado – CRP-06/69208
Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2002, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina USP e Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista – UNIFESP. Atualmente é psicóloga clínica de crianças e adolescentes. Supervisora clínica em Neuropsicologia, ministrando aulas no curso de extensão de Neuropsicologia do COGEAE – PUC. Orientadora de monografias no curso de pós-graduação latu sensu de Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Revisora na revista norte americana Epilepsy and Behavior.
Durante três anos atuou como psicóloga e neuropsicóloga no Instituto de Medicina de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas, realizando acompanhamento psicológico para crianças e adultos. Atuou por seis anos como neuropsicóloga infantil no Hospital Santa Casa de São Paulo. Realizou atendimentos bem como supervisão clínica aos alunos que cursavam a especialização de Neuropsicologia, além de ministrar aulas relacionadas aos temas de neurodesenvolvimento, funções cognitivas, patologias da infância e testes neuropsicológicos.

Coordenação Geral
Profa Ms. Alaide Degani Cantoni – CRP 06/45995-9
Mestre em Psicologia – Universidade São Marcos. Psicóloga clínica, hospitalar e psicossomática. Pós-Graduada em Psicologia e Saúde-Psicologia Hospitalar PUCSP.
Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Psicóloga Integrante da Equipe Interdisciplinar do Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (1996/2001). Coordenadora do Grupo de Reflexão com a Equipe de Psicologia da Divisão de Saúde Mental do Hospital Pérola Byington (1998).
Autora do Projeto para a 3ª Idade “Vivendo os Anos Dourados – Grupos Terapêuticos”, no CEMIPI, Centro de Saúde Pinheiros (1999)
Coordenadora de Grupos Terapêuticos com Adolescentes, Adolescentes Grávidas, Mães e Pais Adolescentes e Família, na Casa do Adolescente, no Programa de Atendimento à Saúde Integral do Adolescente do Estado de São Paulo (1996/2001).
Responsável pela implantação do Projeto de Humanização Hospitalar e do Serviço de Psicologia e Saúde no Hospital São Caetano (agosto de 2002 a agosto de 2005).
Fundadora e Coordenadora do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Co-autora do livro Contribuições à Psicologia Hospitalar: Desafios e Paradigmas, Editora Vetor, 2008, SP. Colunista da Redepsi.
Colunista da Revista TMD News com temas relacionados à Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Adolescência, Relações Intra-Familiares, dentre outros temas relevantes da área da Saúde.

Venha fazer parte desta turma!

CERTIFICADO
* Os alunos que cumprirem o Módulo I obterão o Certificado de Pós-Graduação Nível Aperfeiçoamento  com carga horária de 180 horas, emitido pelo CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, registrado no CRP Conselho Regional de Psicologia de São Paulo sob no. CRP SP 2380/J, na 1082a Reunião Plenária de 05/10/01.

* O Certificado de Pós-Graduação Nível Especialização será fornecido aos alunos que cumprirem o programa teórico e prático (Módulos I e II), perfazendo o total de 360 horas, bem como cumprirem os critérios de avaliação do CEPPS.

* O Certificado Nível Especialização dá ao aluno o direito de obter o titulo de especialista através da prova de títulos do Conselho Regional de Psicologia.

INFORMAÇÕES GERAIS

Módulo I
Início: 25/10/20
Dia da aula: domingo (um por mês – 4 meses com 2 encontros por mês)
Horário: das 09:00 às 18:00
4a feira: quinzenal – durante 4 meses (de abril a julho)
Horário: das 19:00 às 22:30
Carga horária: 192 hs/aula
Duração do curso: 12 meses
Número de vagas: 15

Módulo II
Dia da aula: um final de semana por mês
Horário: das 09:00 às 18:00
Período: Set.2020 a fev.2021
Carga horária: 180 hs/aula
Duração: 6 meses

Investimento
Módulo I
Taxa de inscrição: R$80,00
14 parcelas de R$465,00
ou 12 parcelas de R$520,00

Módulo II – Opcional
8 parcelas de R$465,00
ou 6 parcelas de R$520,00

O valor do investimento inclui:
Certificado
Histórico das Disciplinas
Material didático enviado por e-mail

IMPORTANTE:
1) O CEPPS se reserva o direito de prorrogar ou cancelar a data do curso caso não haja número mínimo de inscritos.
2) Se não tivermos o número necessário para realizarmos o curso, será reembolsado 100% do valor pago.
3) Não efetuamos nenhum outro tipo de ressarcimento a não ser a devolução da taxa de inscrição e pagamento da primeira parcela.
4) O CEPPS se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem. Certifique-se que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estadia!
5) O prazo para confirmação e/ou cancelamento do curso será de 7 dias que antecedem a data prevista de início do curso.

Local do Curso
Edifício Work Center 5
End.: Av. Jandira, 295 , conj. 608 – Moema – SP
mapa

Hotéis próximos ao CEPPS – Veja aqui

Documentos para a matrícula
1 Foto 3×4
Cópia do RG, CPF, CRP
Cópia do certificado de graduação
Cópia do Contrato Educacional e Regimento Interno do CEPPS

—————————————————————-
MAIS INFORMAÇÕES (CURSOS E EVENTOS)
CEPPS – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde
Site: www.cepps.com.br
E-mail: info@cepps.com.br